domingo, abril 04, 2010

Eu e os Eventos de 4.0D&D

Devido a um tópico que eu escrevi hoje mais cedo, um amigo mandou-me uma mensagem contendo uma pergunta deveras interessante. Reproduzo-a, portanto:

Cara, longe de mim querer te desmotivar com relação aos eventos que você organiza e tal... mas se você tem tanta birra da quarta edição, por que é que organiza evento dela? Por que não fica em casa, de boa, curtindo a vida? E como é que eu me inscrevo no seu próximo evento de RPG?

Sabe, é uma pergunta válida. Afinal de contas, as pessoas tendem a se manter afastadas daquilo que não gostam. A não ser que elas sejam regiamente pagas para manter a proximidade, o que certamente não é o meu caso! Então, por que é que eu organizo eventos de 4.0D&D?

A resposta é até simples. Mas, antes, façamos algumas considerações.

Primeiramente, eu não tenho "birra" de edição alguma, ou mesmo de sistema de regras algum. Ok, eu tenho birra do GURPS. Mas, fora ele, não tenho birra de mais nada no âmbito do RPG. Eu joguei/mestrei a 4.0D&D, mais de dez vezes ao todo, e ela não me agrada. Não mesmo. Sinto muito, é a vida. Tem gente que gosta de pizza de tomate e brócolis; respeito, mas não é o meu caso.

Em segundo lugar, os eventos de RPG que eu organizo não são de 4.0D&D. Ela certamente é o carro chefe dos eventos, mas é porque é a única que oferece material (mapas, minis, etc) a ser direcionado aos jogadores. Se eu tivesse apoio de outras editoras, faria eventos de outros sistemas. Sim, até de GURPS. E eu sempre saliento que, se as pessoas quiserem jogar outros sistemas de regras (ou mesmo outros jogos, como Magic: The Gathering e Banco Imobiliário), elas podem se sentir à vontade e fazê-lo!

Dito isso, a questão continua. Por que eu organizo eventos de RPG que tem por foco um sistema de regras que me desagrada?

Pura e simplesmente, além da inerente contradição humana, eu percebo que a alternativa seria... não ter eventos de RPG em BH. Por favor, corrijam-me se eu estiver errado (e é para corrigir mesmo!!!), mas eu acho que não tem mais ninguém organizando nada de RPG em BH... ao menos, nada que seja aberto, gratuito, divulgado e... de porte considerável (mais de cinco mesas de jogo). Eu adoraria ser apenas mais um organizador de RPG aqui em Beozonte, mas me parece que não é o caso. Nem de longe. Sou eu, ou ninguém. E isso tem de mudar.

E por que me preocupa o fato de o RPG não ter eventos em BH? Porque eu acho que já passou da hora de o nosso hobby sair das gretas da sociedade, e ter condições de organizar-se publicamente. Teve até pillow fight em BH nesse final de semana, pelamordedeus! As pessoas se reuniram, em praça pública, em plena luz do dia, e começaram uma guerra de travesseiros!!! Como que alguém ainda pode ter vergonha de se declarar jogador de RPG, de participar de um evento de RPG, enquanto tem gente que passa por esse ridículo do pillow fight!? Não me conformo: quero poder curtir o meu ridículo em praça pública taméin!

Pode parecer brincadeira, mas o caso é realmente esse... temos de mudar a imagem do RPG (eu creio que temos...), e uma maneira que eu tenho de fazer isso é organizando os eventos. E é só por isso que eu os organizo, porque eu acredito que faz diferença, que as pessoas veem aquilo e perdem um pouco do medo. Por exemplo, teve um cara que veio jogar, e os pais dele vieram juntos, para ver do que é que se tratava... eles estavam claramente apreensivos quando chegaram ao evento, mas logo perceberam que aquilo era inócuo, uma coisa inofensiva mesmo. Ficaram até meio constrangidos, porque o filho deles "já tinha passado da idade de ficar brincando com esses joguinhos de bonequinhos". Isso, para mim, é uma vitória! Nerdpride? Não: apenas a consciência de que a alternativa é ser visto como maníaco homicida em potencial. Realmente põe a nossa realidade em perspectiva, né?

Pois bem, é isso. Organizo eventos de RPG da 4.0D&D para que a cidade tenha algum evento de RPG. Não ganho dinheiro com isso (exceto quando o povo compra minis comigo!), mas ganho um certo alívio de consciência por retornar ao jogo de RPG algo em troca dos anos de lazer saudável que ele me proporcionou. Aos quais, por sinal, eu sou muito grato.

Ahn... bom... tem também o seguinte: as pessoas sempre mudam de edição, conforme o tempo passa e a WotC publica-as. Não deve levar mais de três anos para sair a 5.0, e eu não ia querer estar "fora da galera" quando isso acontecer. Estou aqui, dando esse duro no inverno, para colher os frutos na primavera :)

E a primavera virá, com certeza!

E.

P.S.:  O próximo evento, também na UFMG, tem inscrições abertas para os mestres pelo e-mail querojogar@regrabasica.com.br e terá um update aqui no meu blog dentro de menos de 48 horas. Sim, podem me cobrar!!! Informações tem de ser pelo meu e-mail eclison@gmail.com, mas eu gostaria que as mensagens só começassem a chegar depois que eu atualizar aqui no blog! Brigadim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário