terça-feira, abril 06, 2010

1º QUERO JOGAR RPG BH - 17/04/2010

Yes, os eventos agora tem nome!!!

Ahem...

Dia 17 de abril de 2010, das 8 às 18  horas, teremos o 1º Quero Jogar RPG BH, no Campus da UFMG, mais precisamente no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no piso térreo do Bloco D. É um espaço já consagrado desde 2008 para os eventos de RPG do tipo "GAME DAY", promovidos pela Devir/WotC.

O evento, a princípio, é uma introdução à Campanha Viva nos Reinos Esquecidos ("Living Forgotten Realms" no original, ou apenas LFR). Nesse "modelo", a WotC fornece aventuras prontas, ambientadas nos Reinos Esquecidos, mas sem os personagens... o grupo de jogo, então, deve bolar os personagens e partir para as aventuras!

O LFR é dividido em regiões (Portal de Baldur, Vastidão, etc), e cada região do mundo de jogo cabe a uma região do mundo real, que é então responsável por "desenvolver" o material daquela região (por exemplo, a América Latina é responsável pela região do Portal de Baldur, e portanto possui pessoas incumbidas de desenvolver o enredo relativo à região, havendo inclusive a necessidade de se receber material criado por pessoas daquela comunidade). As aventuras, portanto, são criadas por pessoas daquela região e, após um processo de revisão, avaliação e (provável) aprovação, ficam disponíveis para qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo. O mateiral tem de ser fornecido em inglês.

Então, como funciona o LFR? Primeiramente, uma pessoa filiada à RPGA (eu) e disposta a realizar um evento de LFR (... eu) acessa o site da RPGA/DCI e marca o evento. Isso pode ser feito por qualquer pessoa que tenha cadastro na RPGA, e que tenha sido aprovado na prova online para Herald Level GM. Eu já fiz essa prova há quase uma década; você aí pode fazer isso hoje!

Marcado o evento, ele tem de ser divulgado, e as aventuras selecionadas. No caso, eu selecionei a seguinte aventura:


Como vocês podem ver, a aventura está em inglês. O material disponibilizado é todo em inglês... uma tradução livre do resumo dessa aventura é o seguinte:

"Quando os Nethereses dominaram Sembia, aqueles que se opunham foram mortos ou forçados ao exílio. Décadas depois, um homem jovem herda uma chave para um cofre abandonado setenta anos atrás. Necessitando de dinheiro, ele contrata os personagens para recuperar o conteúdo do cofre, apostando que alguma coisa de valor ainda exista por lá. Uma aventura de LFR ambientada em Sembia para personagens dos níveis 1-4."

Assim, apesar de estarmos na região de Portal de Baldur, eu preferi selecionar uma aventura em Sembia... isso quer dizer que todos serão obrigados a seguir toda a campanha nessa região? Claro que não. Quer dizer apenas que todos iniciarão suas aventuras nessa região. De acordo com o que cada grupo conhecer de LFR, os próximos eventos podem ser marcados com aventuras de outras regiões... todas estão disponíveis, basta que haja grupos interessados.

Só para constar, existem ações que só podem ser desencadeadas caso as aventuras sigam um certo padrão... caso os personagens adquiram determinados "certificados" durante a campanha, etc. Começar com essa aventura é uma garantia de que todos estão começando realmente do início, sem deixar nada para trás. As possibilidades, portanto, caminharão ao lado dos personagens.

Ok, agora passemos para a parte chata: as regras especiais. Os personagens tem de ser feitos segundo o Guia de Personagens para LFR, que cada jogador deve baixar, ler e imprimir. Basicamente, cada persoangem tem a sua ficha, e uma ficha extra, onde são anotados todos os itens mágicos, tesouros e certificados aos quais ele teve acesso. É responsabilidade dos jagadores manter isso tudo em ordem!

Mas, e o que é que são esses certificados? Eles são prêmios extras previstos nas aventuas de LFR, que podem ser obtidos caso algumas situações específicas sejam cumpridas durante a aventura. Por exemplo, caso os personagens entrem em uma aventura e ajudem um mercador perdido a retornar ao seu rumo, eles poderiam ganhar um certificado "Favor do Mercador Perdido", que poderia gerar algum bônus em uma aventura futura, da qual participe esse mercador, ou alguém relacionado a ele. Lembre-se, isso é uma campanha viva, e portanto as ações tem consequências nas aventuas futuras!

Esse é apenas o primeiro evento desse tipo, e a ideia é organizar um a cada mês, sempre com aventuras que sigam a campanha viva em uma ordem que permita aos grupos conquistar o máximo de prestígio e glórias possível.

As inscrições devem ser feitas apenas pelos mestres, pelo e-mail querojogar@regrabasica.com.br e cada mestre fica responsável pela reunião dos jogadores (quatro a seis por mesa) que participarão da aventura no dia do jogo. Isso será feito dessa forma porque há a necessidade de se montar os personagens, o que deve ser feito de antemão pelo grupo, pois a aventura é extensa, e o tempo do evento deve ser designado para realizá-la. Apesar de o evento não ser necessariamente cronometrado, tempo é sim um fator.

Então, por enquanto, é isso. A partir de hoje, os mestres inscritos devem receber o arquivo com a aventura e as fichas de report, assim como os certificados e "history awards" relacionados à aventura. Tudo isso deve ser impresso e trazido pelos mestres ao evento no dia de jogo. Se ele sentir a necessidade de utilizar mapas, miniaturas ou outros acessórios, deve também trazê-lo para o evento.

Mais informações, é só mandar um comentário aí abaixo.

E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário