domingo, janeiro 24, 2010

Um desafio de 100.000.000 de moedas de ouro

Há um ano atrás, eu criei um tópico na spellrpg, sobre um desafio peculiar: um persongem, de primeiro nível (ou um personagem inicial, em qualquer sistema de jogo) encontrou, por acidente, um fabuloso tesouro, no valor de 100.000.000 de moedas de ouro (o persongem não sabe que é esse o valor exato, mas uma montanha de itens dentro de uma caverna meio que fala por sí só).

O local onde o tesouro se encontra é uma caverna de difícil acesso, a dez dias de jornada da cidade mais próxima (o caminho em si não é longo, mas tortuoso, com trechos onde precisa-se escalar, sem estradas ou rios, etc). A ideia do desafio era: como o seu personagem, iniciante, faria para recuperar esse tesouro para si, no menor tempo possível, e sem chamar a atenção das outras pessoas? Ele poderia recuperar tudo ou uma parte... mas como ele faria?


Como o desafio era uma oportunidade dos outros usuários do fórum de expor sua criatividade, coisas como "buracos portáteis" e similares foram vetados. Seu personagem é iniciante, então ele não tem acesso a esse tipo de coisa... as respostas então foram aparecendo, e eu fui avaliando da forma que achei melhor.

Por fim, semana passada, uma pessoa escreveu uma resposta que me agradou muito, e então eu a considerei vencedora do desafio. Muita gente não gostou, muita gente achou arbitrário... mas o desafio foi uma coisa que eu imaginei para uma mesa de RPG, onde o mestre decide as coisas... a solução teria de ser arbitrária, por mais lógica que contivesse.

Mas, é claro, a história não precisa acabar aqui... quem quiser oferecer soluções ao enigma, sinta-se à vontade... afinal de contas, nem é como se houvesse apenas um tesouro desses nos mundos de fantasia dos jogos de RPG...

E.