sábado, novembro 02, 2013

Tão Perto do Título, Tão Distante da Realidade

Nessa semana que se iniciará amanhã, o Cruzeiro viverá a expectativa da conquista do título de Campeão Brasileiro de 2013. Dez anos depois, um time fora do eixo Rio-SP poderá ganhar o campeonato nacional... como fez o próprio Cruzeiro, em 2003.

No ano de 2003, o Cruzeiro ganhou tudo o que disputou: Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro. Como foi a primeira vez que isso aconteceu aqui no Brasil, deu-se o nome de Tríplice Coroa ao feito, um nome que já era utilizado no futebol europeu para um time que tivesse desempenho similar (eles não tem campeonatos estaduais, como nós aqui temos, então os títulos de lá são o Campeonato Nacional e os dois torneios continentais, Copa da UEFA e Copa dos Campeões da Europa). Desde então, ninguém mais conseguiu repetir o feito do Cruzeiro, apesar de alguns times daqui terem ganho 3 títulos no mesmo ano (se não me engano, o Internacional o fez em 2006, por exemplo).

Em 2013, se ganhar o Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro superará todas as expectativas com relação ao seu desempenho para a temporada, inclusive as suas próprias. Foi um time montado muito às pressas, com um treinador de ótimo nível, mas sem muito tempo para entrosar a equipe. Além do curtíssimo tempo para se preparar para a competição, o Cruzeiro tinha contra si mesmo o recente período de "crise", onde o time não ganhou nada (novamente, desde 2003) e vinha perdendo espaço para o Atlético-MG. Para piorar ainda, os rivais ganharam a Taça Libertadores em 2013, maior conquista da história do clube alvinegro. Não, não parecia um bom ano para nós, cruzeirenses, ou para o nosso time.

Porém, alguns fatores decisivos entraram em campo em 2013.

O maior e mais evidente fator, na minha opinião, foi a queda de qualidade de todo o futebol jogado na América do Sul. Não, o Cruzeiro não disputou a Libertadores em 2013, assim como não o fizeram vários times tradicionalíssimos na competição. O São Paulo, tão grandioso em Libertadores, foi um coadjuvante limitado. O Fluminense, Campeão Brasileiro de 2012, foi menos ainda - e segue na rabeira do campeonato nacional desse ano. O Corinthians, campeão da Libertadores do ano passado, parece que nem participou! O torneio foi fraco, mais fraco que a média. Ainda assim, coroou um campeão tão digno quanto qualquer outro campeão, um time que jogou com muita raça, muito toque de bola, muito apoio da torcida e que também contou com muita sorte. E todo campeão de Libertadores tem que ter sorte, vide 1997:



... vide 2004:


... ou vide 2002:


Em termos de nível técnico, o mesmo fiasco presenciado na Libertadores pode ser presenciado no Brasileirão desse ano. Palmeiras, rebaixado no ano passado e atualmente disputando a Segundona, é o melhor destaque do futebol paulista... do carioca, fala-se menos ainda. Nenhum dos dois produziu nada digno de nota, exceto um Botafogo sem muita vocação para o título, ou mesmo para o vice-campeonato. Se o Cruzeiro ganhar o título, terá vencido um campeonato também fraco, mais fraco que a média, ainda que de maneira digna e com todos os méritos, tanto quanto qualquer outro campeão etc etc etc.

Mas, como explicar? Como pode um campeonato nacional, onde estão os atuais campeões do mundo, da libertadores e da mercosul, não ser admirável? É difícil de se entender - não que eu não esteja achando o máximo! - um Brasileirão de 20 clubes, onde 6 das últimas 10 posições pertencem a clubes do eixo Rio-SP, onde não há paulista no G4 e com o atual campeão na porta da zona da degola. É como se, de repente, os times do Paraná, da Bahia, de Santa Catarina e Goiás acordassem para a competição, para as vitórias, mas sem o brilho de um futebol bem jogado. Vale mais raça e vontade que consistência e qualidade.

O Cruzeiro destacou-se, sim, por um bom futebol nesse longo campeonato... porém, praticamente não teve adversário nesse quesito, perdeu o estadual (não teve ressaca de título) e foi logo eliminado da Copa do Brasil (não teve que dividir o foco), então lutou pelo que restou, e vem acertando. O próprio Atlético-MG, se tivesse curtido menos a sua ressaca pós-Libertadores, seria também um candidato ao título tão digno quanto, e aí sim ficaria IMPOSSÍVEL aguentar os atleticanos... para o "azar" deles, todo o mundo ficou muito feliz com a conquista da Libertadores, deixando o Brasileirão de lado.

Mas e todos os outros? Como explicar?

Não creio realmente que haja uma explicação para tanto desprezo, despreparo e desinteresse com relação ao Brasileirão... é como se a realidade fosse outra, como se a Copa do Mundo já estivesse acontecendo dentro de muitos dos clubes, como se os interesses fossem já beeem distantes não apenas desse campeonato, mas também de todo o calendário do futebol de 2013.

Tanto melhor para o Atlético-MG e para o Cruzeiro que, atentos às suas respectivas realidades, tão distantes da norma de cada um, souberam aproveitar-se da distração dos outros e marcar lugares muito dignos. Para ambos. Com ou sem título.

E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário