terça-feira, junho 28, 2011

Junho Avassalador, Jogador Sonhador

O Poder de um Vìdeo

No início desse mês, eu comentei a quebra de recordes de acesso por mês em meu blog, ocorrida no mês de maio... comentei como as pessoas não escreviam comentários, apesar do grande número de acessos. Pensei comigo que seria por preguiça dos visitantes - desinteresse não, pois se fosse desinteresse, não haveria sequer os acessos.

No final desse mês de junho, mais precisamente há quatro dias atrás - no dia 24 -, eu coloquei no ar um vídeo falando do Old Dragon... noves fora os momentos tragicômicos do vídeo, o interesse por ele foi tamanho: a página teve 92 visitações, sendo 71 delas no próprio dia 24. Isso fez com que o vídeo fosse parar no segundo posto dentre todas as páginas mais visitadas do blog. No total, foram quase 350 acessos no mês de junho, e o mês ainda não terminou! A página mais visitada em toda a história do blog é aquela sobre "O que é Old School", e em tereceiro lugar, a página sobre o "1º Quero Jogar RPG BH", ocorrido na UFMG há um ano atrás. Não vou "linkar", para não viciar as estatísticas :P

O quarto lugar dentre as páginas mais visitadas ainda  cabe ao primeiro post sobre "O Mito do Balanceamento de Classes", com 51 visitas. Vamos ver quanto tempo ainda levará para que esse "capítulo negro" do blog fique para trás...

Fiz a divulgação do vídeo pelo twitter, e pelas listas de e-mails da áreaRPG e da Rede-RPG... sei também que as atualizações do meu blog são noticiadas na Lista Lúdica, no Valhalla RPG e no São Google (esse aí é a origem de 20% do tráfego total do site). Alguns amigos também acompanham (seguem) o blog, e portanto são informados automaticamente sobre suas atualizações. Essas bravas 18 testemunhas - dentre elas, minha namorada - com certeza contribuíram para o aumento no fluxo do site. Imagine só, o poder de um vídeo!

... Mas Não É Só Isso!

Além dos numerosos acessos, houve também comentários. Até o momento, são 7 comentários - três deles respostas minhas aos comentários anteriores. Isso fez com que o site saísse de um hiato de duas postagens sem comentários... nas últimas 11 postagens, oito não receberam comentário algum! A leitura que eu faço  disso é que, com a transformação do blog - parei de falar mal de certas coisas, e comecei a falar daquilo que interessa - as pessoas se sentem mais à vontade para comentar o assunto em pauta. É como disse o Tio Nitro em um de seus podcasts: "pra quê é que eu vou perder tempo falando daquilo que eu não gosto? Eu não ganho nada com isso! É melhor falar do que me agrada, daquilo que me diverte, e pronto: o resto que se dane". Palavras sábias, Grande Mestre Nitro!

E Agora, Para Algo Completamente Diferente

Eu vou falar com vocês, existe um povo de Portugal com uns podcasts interessantes! O mais bacana de todos que eu ouvi por esses dias foi o Jogador Sonhador, do Ricardo Tavares. Já está no episódio 40, mas eu ouvi tudinho de um mês pra cá, e valeu a pena, especialmente os primeiros, nos quais ele fala de vááááários sistemas de RPG (Mouseguard, LOTFR, Vampire, Warhammer, etc). Em outros episódios, ele recebe entrevistados, ou fala de convenções de RPG lá da Europa, enfim, dá uma perspectiva boa de como as coisas são por lá - não tão diferentes daqui! - e ainda é em português. Recomendadíssimo!

E.

2 comentários:

  1. Ae Éclison blz? É o Zé do Cefet. Caraca, num sabia q vc tinha esse blog! Bacana. Vou passar a acompanhar ele tb! Flw!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela mensagem, Zé! Como você pode ver, eu não atualizo essa bagaça com muita frequência... mas agora, para 2012, o ano finalmente começou para o blog. Grande abraço!

    E.

    ResponderExcluir