domingo, fevereiro 06, 2011

Dois Anos, Mil Visitas

Foi dia 22 de janeiro passado, pouco mais de duas semanas atrás. O blog fez dois anos de existência, e isso passou em branco, pois nessa época, bem, eu estava ocupado com umas coisas aqui em casa, e todo o povo daqui voltara de férias no dia 21, então as coisas estavam meio agitadas. Passado (um pouco) desse sufoco, resolvi escrever um pouco sobre esses dois anos.

Quando eu criei meu blog, minha primeira e única preocupação era não deixá-lo às moscas. Não me preocupam tanto as opiniões acerca dele, as poucas visitas (falarei mais sobre isso adiante) e nem mesmo o fato de ele ser realmente mal diagramado. Fora a minha mania de escrever textos realmente extensos. Mas, sim, me incomodava a possibilidade de deixar, outra vez, uma iniciativa online abandonada. Foi assim quando eu tinha um site no vilaBOL, outra vez quando fiz um site com alguns amigos, enfim, seria uma terceira vez, sem muita novidade, e posso dizer que não achava que realmente seria diferente. Por isso eu demorei tanto a ter um blog. Acreditem, muita gente me ouvia comentar determinadas coisas (sobre RPG e Geologia, principalmente) e me diziam "cara, abra um blog!". Então eu o abri.

Apesar de tê-lo feito em janeiro de 2009, só tenho estatísticas de acesso de junho de 2010 para cá. Ao todo, até hoje, foram pouco mais de mil visitas. Sim, dois anos, mil acessos... 500 acessos por ano, pouco mais de 1 por dia. Talvez seja um pouco mais, uma vez que a estatística só contempla os últimos 8 meses. Aí, a média fica mais bonita: 240 dias, 1000 acessos: mais de 4 por dia. Para um blog amador, nada mal...

A página mais acessada, com 27 visualizações, foi a primeira parte sobre o "Mito do Balanceamento de Classes". Em segundo lugar, 26 visitas, a página sobre o "Primeiro D&D Game Day 2009". É interessante que a ferramenta contabilize visitas apenas a partir de meados de 2010, e a segunda página mais visitada seja de 2009. Será que as pessoas tem procurado o conteúdo pretérito do blog?

A maior fonte de acesso ao meu blog é site do Valhalla RPG, que contribuiu com 46 visitas, e o segundo colocado, ahn, é um site sobre tatuagens, que contribuiu com 31 visitas. Não me perguntem, eu não sei nada sobre eles. Em terceiro lugar, com 15 cliques, veio o portal da Lista Lúdica.

Nesses dois anos, eu escrevi 65 artigos no blog, sem contar este. Foram 31 em 2009, 32 em 2010 e apenas dois nesse início de 2011. Isso quer dizer que, se o blog não é dos mais atualizados, ao menos não está às moscas, com atualizações a cada 15 dias, o que, para mim, é até razoável. Gostaria de poder atualizá-lo uma vez por semana, mas, sinceramente, não tenho muito a escrever além do que já exponho aqui. Eu estaria, realmente, enchendo linguiça.

Sobre a quantidade de acessos, eu realmente não me importo com o valor em si, importa-me, sim, que o blog seja acessado por alguém (uma ou mil pessoas, tanto faz), e que, por vezes, seja até mesmo comentado. Não posso reclamar dos poucos comentários que recebo (e eu ainda tenho de responder aos três últimos, eu sei...) pois muito pior seria se eu recebesse 10 comentários sobre um texto, e não tivesse como responder a todos. Imagine só, se eu tivesse 10 comentários e levasse 10 meses para responder? Seria frustrante, para todos nós.

Além disso, gostaria de dizer uma palavra aos 15 seguidores do meu blog: nhé.

:P

Não, agora sério: agradeço, e muito, a existência de todos vocês. É importante saber que há quem se importe com o que eu escrevo, que me acompanha, e que, às vezes, tira até um momento para comentar. Nisso, em especial, eu agradeço ao João, que não apenas vem organizando os eventos de RPG que eu não tenho mais como organizar (o cara roubou até minha "event aura"!), mas ainda tem a preciosa paciência de ler e comentar minhas turrices contra a 4.0D&D. Sério mesmo, sou muito grato a ele, bem como ao Igor, que tem mais eventos de RPG que eu nas costas, e ao Kender, que tá aí para dar toda a força possível a nós todos, até mesmo organizando eventos de Magic nesse começo de 2011.

Enfim, o ano promete. Teremos muito mais RPG em BH, eu me formo em Geologia no meio do ano, e não faltará assunto futebolístico com o Cruzeiro mirando tudo, o Atlético-MG com tanta grana para gastar, e o nosso querido América-MG na primeira divisão. O ano promete!

E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário